OFICINAS À MEDIDA

Mais do que a técnica fotográfica ou o equipamento utilizado, pretendemos que os participantes desenvolvam um olhar critico sobre aquilo que os rodeia. Porquê para um mesmo motivo existem tantas abordagens diferentes e com diferentes interpretações fotográficas? São exactamente essas diferenças que se pretendem explorar.

UM OLHAR SOBRE O LUMIAR

Acima de tudo, pretende ser uma forma diferente de abordar a história de um lugar. Além de estudar a sua história, acreditamos na importância de sentir os seus espaços. No âmbito das comemorações dos 750 anos da freguesia do Lumiar, convidamos as pessoas a visitarem o seu legado. Utilizando a fotografia como principal ferramenta, e através de um conjunto de dicas, percorremos os espaços do Lumiar antigo e, talvez, também menos conhecido.


VOU À TERRA

Passeio fotográfico pela serra do Açor. Percurso em caminho pedestre percorrendo as aldeias de Chãs d’Égua, Foz d’Égua e Piódão.  Exploração fotográfica urbana em Piódão.


REVISITAR LOURES

O mote da oficina é utilizar a fotografia como ferramenta de exploração de zonas do concelho de Loures menos conhecidas pela população. Através da observação motivada por alguns desafios lançados aos participantes, a sua atenção estará focada nos aspectos de enquadramento e utilização dos elementos na composição. Também será explorada a vertente humana, dando um cariz mais documental, dos utilizadores dos locais visitados.