UM OLHAR, DOUTRO LUGAR
Este projecto surgiu no âmbito do Programa BIP/ZIP “Praceta d’Sôdade”, apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia do Lumiar.
Através da Associação Lugar Comum, pretendeu-se reactivar o sentimento de pertença no bairro da Cruz Vermelha, no Lumiar. Os eventos comunitários e artísticos organizados, possibilitaram uma troca de experiências e conhecimentos na comunidade, valorizando a partilha de memórias entre os moradores. Para tal, utilizou-se a arte nas suas diferentes dimensões - música, dança, teatro, gastronomia -, sendo o catalisador para a inclusão, desenvolvimento e mudança social.
Do trabalho desenvolvido pela Lugar Comum à forte ligação que surgiu com o 28 Photography foi quase um acaso. Um informal convite para fotografar o espectáculo “Liber'dad(e)” transformou-se num imenso interesse em acompanhar toda a criação artística. Foi assim que surgiu o relato desse processo, oferecendo uma nova visão sobre os espectáculos – a visão de quem está lá dentro. Nos ensaios, nos bastidores, tudo o que acontece, não só quando a cortina está aberta mas também quando está fechada.